A madrugada de quinta-feira foi deixou os santa-marienses alarmados. Uma tempestade provocou inúmeros estragos na cidade. De acordo com um balanço feito pela Defesa Civil do município, 1,2 mil famílias tiveram as casas danificadas e mais de 26 mil metros quadrados de lonas foram distribuídos pela prefeitura. O vento atingiu velocidade de 117 km/hora durante a madrugada, de acordo com a Base Aérea de Santa Maria.
FOTOS: cenário de destruição em Santa Maria após a tempestade
CONCURSO SUSPENSO
As provas do concurso da prefeitura de Santa Maria, que seriam neste domingo, foram suspensas. A nova data deve ser anunciada nos próximos dias. A decisão foi porque algumas das escolas onde seriam aplicadas as provas tiveram muitos estragos com a tempestade.
SEM AULA NA SEXTA
Pelo menos 9 escolas da cidade - municipais, estaduais e privadas - confirmaram a suspensão das aulas nesta sexta-feira. Até a noite desta quinta-feira, não havia uma definição de todas as escolas. As escolas que não terão aulas na sexta-feira, conforme levantamento feito pelo Diário, são:
– Antônio Francisco Lisboa
– Coronel Pilar
– Professora Naura Teixeira Pinheiro
– Cícero Barreto
– João Hundertmark
– Emei Angela Tomazzeti
– Emei Sinos de Belém
– Emei Casa da Criança
– Coração de Maria
– Riachuelo Camobi

RODOVIAS LIBERADAS
As rodovias da região tiveram bloqueios totais ou parciais nesta quinta-feira por causa da queda de árvores. A última rodovia a ter o trânsito totalmente liberado foi a BR-287, entre Santiago e Jaguari. Por volta das 19h o tráfego foi liberado para todos os tipos de veículos no local.
Alerta de temporal da Base Aérea é notícia falsa
COMO AJUDAR
Quem quiser ajudar as famílias mais prejudicadas com a tempestade, pode entregar donativos na sede do Corpo de Bombeiros, na Rua Coronel Niederaurer (esquina com a Visconde de Pelotas). Os materiais necessários, por enquanto, são alimentos e produtos de limpeza. Defesa Civil, bombeiros e Cruz Vermelha trabalham no atendimento das famílias.
Saiba como ajudar quem foi atingido pela tempestade em Santa Maria
ENERGIA ELÉTRICA
Conforme um boletim mais recente, a RGE Sul e RGE não informaram o número de clientes sem luz em Santa Maria. De acordo com a assessoria de imprensa, 71% dos clientes que ficaram sem energia elétrica já tiveram o serviço normalizado. Não há uma previsão de normalização total.

SEM CHUVA NA SEXTA
Após a tempestade desta quinta-feira, as temperaturas começam a cair até domingo, com mínima de 9ºC. A chuva deve dar trégua na noite desta quinta-feira e ao longo de sexta-feira. No sábado, ela volta, mas não com a mesma intensidade registrada nesta madrugada.
Escola de Santa Maria tem mais de 70% do teto destelhado
COMÉRCIO FECHOU AS PORTAS
Cerca de 70% das lojas do Centro tiveram de fechar as portas ao longo desta quinta-feira por causa da falta de energia elétrica ou para dar conta de reparos nas instalações.

UNIDADES DE SAÚDE
As unidades de saúde que estavam sem energia elétrica devem atender apenas emergências e orientar os pacientes. Nesta quinta-feira, 18 unidades estavam sem luz. O número deve ser atualizado, na sexta-feira. Clique aqui e confira a situação.